domingo, 25 de setembro de 2011

Universidade X Ensino Público

“A universidade deveria gerar conhecimento sobre como melhorar o ensino público. Na prática, porém, elas ignoram a Educação básica.”

Essa frase resume uma realidade hipócrita de muitas universidades brasileiras.
Cansei de ouvir professores universitários depreciar o professor de escola pública, seja pelo seu grau de escolaridade, pelo local de trabalho, ou pelos alunos.
Nos cursos de formação isso não é diferente, pelo contrário, os professores universitários se escondem em suas teorias, e em discursos demasiado articulados, repletos de arranjos complexos, que encantam os ouvidos de quem se presta a contempla-los. Muitas vezes constroem discursos destoantes com a realidade da escola pública, que muitos formados ao sair da academia, irão atuar. Às vezes não explicita seu papel, confundindo o graduando que não sabe ao certo se está se formando em bacharel ou licenciado, embora o curso seja Licenciatura.
Por vezes se apresentam como extorsionários, que na procura pela ascensão funcional, produz aleatoriamente projetos que serão postos em prática na escola pública. Obtém dela o que lhe é necessário para a pesquisa, sem um retorno significativo.
Ouve está semana algo parecido de uma professora da Rede Pública: “Eles veem aqui [professores da Universidade], fazem suas pesquisas, dizem que trarão melhorias para a escola e para os docentes, arranca de nós o que lhes interessa, depois virão às costas e nos tratam como lixo.” (Sra. E. Professora de Filosofia da Rede Pública de ensino).
Pesquisas, projetos, monografias, teses, dissertações. Quantas produções acadêmicas não são tecidas de indagações sobre as escolas públicas? Se colocarmos na pesquisa da internet, milhares de resultados apareceram, a cerca de produções baseadas na realidade dessas escolas.
A produção atual sobre a Educação é espantosamente grande, centenas de livros são produzidos durante o ano, e possivelmente até mais. Mas, de que maneira essas discussões, e teorizações, estão de fato contribuindo para a melhoria da Educação básica do ensino público. Se levarmos em consideração a quantidade de produção acadêmica que versam sobre variados temas verificados na escola pública, comparando com o retorno advindo dessas produções convertidos em melhorias para a Educação Básica, não teremos um resultado satisfatório.
Essas questões se tornam importantes para refletirmos qual o papel da Universidade nos cursos de formação, em relação à Educação Básica nas escolas públicas? Que porcentagem da responsabilidade de melhorar a Educação Pública cabe a ela? E qual sua parcela de culpa na debilidade da Educação brasileira?


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