domingo, 30 de outubro de 2011

Diário de Estagio 4





Semana passada pedi aos meus alunos que fizessem um pequeno trabalho, tendo por direção três questões referentes às aulas ministradas sobre cultura, onde discutimos a partir dos diferentes estilos de música o respeito as diferenças.
Fiquei muito surpresa ao ver as respostas, e achei importante estar postando aqui algumas delas. Alguns alunos escreveram coisas bastante pessoais, desabafos e preconceitos sentidos por eles.
Bom, só para situar vocês leitores as questões do estudo dirigido eram:
     1. O Que é cultura para você? E a partir disso, qual é sua cultura?
     2.Qual é seu estilo musical? Fale um pouco sobre ele?
    3.A partir das aulas sobre os estilos de música estudos em sala, fale sobre os diferentes gostos que existem em sua sala e como você vê esses outros estilos?
A seguir algumas respostas que eu destaquei para estar mostrando, sem desmerecer os que não forem mencionados.
“Eu sou um pouco preconceituosa com homossexuais, porque o homem foi feito para a mulher e não para o homem.”
Essa aluna é portadora de uma forte personalidade, na sala mantem um relacionamento conflituoso com alguns colegas, em especial um rapaz que é homossexual. Já presenciei em sala algumas atitudes preconceituosas vinda de sua parte. A partir das aulas sobre cultura, ela demonstrou uma melhoria no seu comportamento e no trato com os colegas, em particular, o rapaz homossexual.
“Cultura para mim é o modo de se vestir, modo de falar e a sua religião. Bom mim cultura é... Não sei bem, mas meu modo se falar é uma ideia que eu acho das cosias, minha religião pé nenhuma, modo de se vestir qualquer coisa tendo preto. Então qual é a minha cultura?”
Este aluno no começo do Estágio era bastante conversador, não interagia na aula. Quando eu parti para um conteúdo que envolvia coisas que ele gostava, ele começou a participar, e desde então se tornou um ótimo aluno, participativo e muito inteligente, escreve muito bem e bastante critico.
“Na minha sala são muitos gostos diferentes, mas cada um tem um gosto diferente e devemos respeitar porque devemos respeitar para ser respeitado, porque todo mundo é diferente."

“Meu estilo de música é o Rock e metal, o porque disso é que eu não escuto as músicas eu vivo elas.”

“Na minha sala tem gente que curte RAP, Hip Hop, Reggae, Funk, Gospel e Forró, mas na verdade eu não gosto porque não me sinto envolvido. Apesar disso entendo qu devemos respeitar, porque assim como eu eles devem gostar pro seus motivos, então por isso eu respeito, mesmo que não goste.”

“Cultura para mim é legal, porque cada um pode expressar as cosias que gostar de maneira diferente, e mesmo assim todos temos o direitos de ser respeitado, mesmo que nos seja diferente.”

Bom, é isso, essas foram alguma das respostas dos meus alunos sobre cultura e seus gostos, para mim foi muito proveitoso e satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Obrigado por comentar no Diário do Educador.