domingo, 30 de outubro de 2011

Respeitar para ser respeitado



“Esse aluno não sabe nada!”


Diante de uma sala indisciplinada, onde os alunos não demostram nenhum interesse pelas aulas, onde os alunos vivem em permanente confronto, o professor se vê desmotivado. Para muitos professores tal desinteresse é culpa dos alunos, que, embora ele esteja cumprindo seu papel em sala, não se dedicam aos estudos. Por isso é comum ouvirmos de alguns professores que se vêem nesta situação a seguinte frase: “Esse aluno não sabe nada!”.
É sabido que os alunos de hoje não são de modo algum os alunos de ontem. Não são os alunos que eu ou você professor fomos, há alguns anos atrás. Muitos alunos se mostram de fato desinteressados, e a indisciplina é uma realidade comum em muitas escolas. Porém, a escola tem sua parcela de culpa, quando recusa as mudanças, quando se recusa a mudar. É preciso rever as posturas dos professores e as condições que estão sendo criadas para que as aulas se desenvolvam. Não criar sobre a escola um pré-conceito é preciso, a escola que vimos ontem, não é mais a de hoje.
Além das condições novas, voltadas para uma aula mais dialogada que palestrada, o incentivo aos alunos, diante de um bom comportamento, de uma atividade feita, ou mesmo de um ato gentil em sala de aula, já resulta em bons frutos. Por isso sempre que seu aluno(a) tiver um bom comportamento ou boas atitudes não poupe elogios e incentivos, procure lê atenciosamente suas produções textuais, dando-lhes conselhos, deixando um recadinho escrito, com elogios e caminhos futuros.

Se seu aluno não demonstra um bom comportamento, dê bons exemplos, trate-o com educação, repreenda-o com sabedoria, procure dentro do conteúdo incentivar bons comportamentos, pequenas atitudes importantes como dar “bom dia”, pedir “com licença”, tratar bem os colegas.
Acredite isso faz toda a diferença!

2 comentários:

  1. Ótima postagem!
    Levarei para a Educação em Foco em breve (com os devidos créditos, é claro).
    Abraços, profª Genis

    ResponderExcluir
  2. Obg pelo comentário Genis.
    Precisando do espaço para divulgação de postagens ou eventos, entre em contato pelo email.

    ResponderExcluir

Olá, Obrigado por comentar no Diário do Educador.